A AGAÉ TRANSPORTES foi fundada em 04 de janeiro de 1974 pelos seus idealizadores, os senhores Hélio Lucco e Eder Vianna. Seu nome originou-se a partir das iniciais 'H' (de 'Hélio') e 'E' (de Eder). Em sua criação, a AGAÉ tinha por objetivo atuar no mercado de transporte de asfaltos, e contava com um sistema de participação da maioria das empresas existentes no segmento.

A partir de 1986, a AGAÉ começou a investir em equipamentos, inicialmente em carretas, reunindo assim pequenas empresas de transportes e autônomos para formar uma empresa com maior expressão no mercado, com sistema de logística eficiente e atendimento aos clientes diferenciado. Em 1986, comprou seu primeiro caminhão, e a partir deste marco, fortaleceu sua identidade corporativa, colocando parâmetros e metas de trabalho junto a seus parceiros. A partir do ano de 2002, começou a atuar também transportando óleos combustíveis, principalmente para a Petrobrás.

Em 2005, a AGAÉ passou a adotar normas rígidas de programas de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde), qualificando-se no programa SSASMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) com grande mérito, sendo uma das empresas com maior pontuação no sistema. Este novo marco agregou mudança de cultura por parte dos funcionários, gerando assim grande valor para a empresa.

Atualmente, a AGAÉ conta com 270 caminhões rastreados por sinal de satélite, entre próprios e parceiros fixos, e todos engajados no compromisso inegociável da empresa no quesito QSMS. Atuando na maior parte do país, tem bases localizadas próximo às principais refinarias e parques fabris, disponibilizando motoristas treinados e capacitados para o transporte de produtos perigosos, especialmente dos produtos escuros (de acordo com as normas da ABNT, INMETRO, IBAMA e demais órgãos fiscalizadores).